10 de out. de 2014

PESQUEIRO CANTAREIRA - MAIS DUAS TONELADAS DE TILÁPIAS E DICAS PARA VOCÊ



Olá Tambamigo e Leitor, 
O Pesqueiro Cantareira, localizado na Zona Norte de São Paulo, soltou mais duas toneladas de Tilápias em um dos seus três lagos. Confira a matéria completa com vídeo, dicas e diversos peixes....







Aos amantes da modalidade de pesca com varinha de mão e/ou vara lisa, agora o Pesqueiro Cantareira conta com mais duas toneladas de Tilápias em um dos seus lagos. Honrados pelo convite dos proprietários Fátima e Ricardo, fomos ao pesqueiro para registrar a soltura das novas habitantes, as Tilápias, cujo peso varia de 800 gramas a 1,5kg.
No lago três, assim intitulado nessa matéria, será permitido apenas pescar de fundo.


Garantimos aos pescadores amantes da modalidade de pesca com varinha de mão e equipamentos leves, que a diversão ficou sensacional! Nesse dia, os integrantes Tambaluko, Kendy Sam e o nosso Pimpão Collares, estiveram no Cantareira e registraram a chegada das meninas... Confira o vídeo completo....
Vídeo completo contendo a soltura das Tilápias, acompanhe!

Ressaltamos que o lago três, além das novas habitantes, abriga toneladas de grandes Tilápias. Essas moradoras mais antigas, tranquilamente pesam mais de cinco quilos. Com relação as demais espécies como os grandes Pintados e Cabeçudas, conforme vão saindo, são transferidas para os outros lagos.
No dia seguinte, os integrantes do Tambaluko, retornaram ao pesqueiro, é claro , dessa vez para pescar! Na companhia de diversos pescadores e também do nosso amigo Mudinho, conhecido assim e querido por todos, fizeram a festa!! "Valeu Mudinho e Kendy Sam!"
Já o Sr. Collares e o Matheus, fizeram sua pescaria no lago principal. Os peixes estão mais ativos agora, e nesse dia saíram: Pintados, Tambas, Pacús, Patingas e como sempre, as grandes Tilápias... Gostaríamos de deixar um grande abraço ao Sr. Roberto e  aos demais amigos que participaram dessa matéria e também fisgaram seus exemplares.





Atendendo aos pedidos de nossos leitores e devido a nossa experiência de mais de dez anos de Cantareira, daremos algumas dicas para ajudar você a fazer uma boa pescaria!!!! É importante frisar que para nós, pescar é um eterno aprendizado e nunca sabemos tudo, mas a troca de experiências pode ser bem produtiva!
Como já indicado, no Pesqueiro Cantareira existem três lagos. Todos com muitos peixes e variedade de espécies. Grandes Pacús, Pintados, Tilápias, Dourados, Carpas Cabeçudas habitam por lá. Acontece que, como o pesqueiro fica localizado dentro da Serra da Cantareira, a variação de temperatura é constante. Isso faz com que os grandes exemplares fiquem manhosos. 


Eu, Frango, particularmente gosto disso. Acho que dessa forma, a pescaria fica mais emocionante e temos que variar técnicas e iscas.  Nós do Tambaluko, costumamos pescar no lago principal, esse fica ao lado esquerdo de quem entra no pesqueiro. Nesse lago a profundidade é de oito metros. Seguem algumas dicas para sua pescaria.


Tilápias:
- Não aconselhamos pescar na modalidade de fundo, seja com massa ou qualquer outra isca. Pode até trazer resultados, mas relativamente, bem menor. As grandes tilápias no pesqueiro costumam comer na superfície em meio a ração de peixe como ceva. 






Sugestão de iscas mais utilizadas por nós e como usá-las:


primeira opção:
- miçangas, coquinhos ou ração na pinga, quando percebe-se que as gigantes estão subindo muito e comendo na superfície: 

montagem:
- use uma bóia cevadeira pequena, média ou até mesmo grande. Monte um chicote de dois metros com uma boinha lambari de guia e deixe-a com um palmo ou 80 centímetros do anzol (que deve ser pequeno). Sugerimos o anzol Maruseigo ou chinu, com uma miçanga ou coquinho de diversas cores, elas são fundamentais! 

- linha: Nesse caso, use para o chicote, linha de monofilamento transparente que pode variar de 0,28mm até 0,37mm.

segunda opção:
- ração na pinga, ou a famosa rolinha de cortiça artificial, ou ainda, a furadinha artificial do nosso parceiro JR Neto. Para essa opção, sugerimos cevar um pouco e principalmente, quando perceber que elas estão manhosas para subir. 

montagem:
- de isca, ração na pinga ou furadinha artificial. Use uma bóia cevadeira ou outra própria para
tilápia, desde que pequena. Você precisa conseguir arremessar bem próximo de onde elas estão subindo para comer. Chicote de dois metros, anzol mosquitinho pequeno, mas pequeno mesmo! Coloque uma ração na pinga ou uma furadinha artificial e perceba se ela ficará flutuando, isso vai atrair a Tilápia.

- para rolinha de cortiça, o sistema de montagem é o mesmo. A diferença nesse caso é que a isca é artificial e a sua fisgada terá que ser precisa. 

- linha: para o chicote, usamos linha de monofilamento transparente de 0,20mm à 0,28mm. Essa linha deve ser resistente, Platinum, Raiglon e até mesmo Dourado, são as recomendadas por nós.

- As anteninhas do nosso parceiro JR Neto são boas opções! Você as encontra disponíveis para compra em nosso site, no pesqueiro e nas principais lojas de São Paulo.

Separamos algumas fotos de grandes Tilápias fisgadas por nós e amigos nas últimas pescarias realizadas no Cantareira.

Pincacharas: 
No lago principal, os cantos são os principais locais para fisgá-las. Próximo às pontes são excelentes opções...  Um diferencial é que não é preciso arremessar a isca longe, pois por lá elas comem muito próximo da margem. Arremessos a uma distância de 1,5 a 4,00 metros, é o suficiente.

- Existem diversas iscas utilizadas pelos pescadores, mas a pegadeira mesmo é a salsicha natural, seja ela afundando ou flutuando. No Cantareira o pescador pode comprar a salsicha flutuante, marca difícil de encontrar nos açougues ou mercados.

Montagem:
Tanto para salsicha afundando ou flutuante, saia com a linha (preferência para monofilamento transparente) diretamente da carretilha ou do molinete. Coloque um anzol de haste longa, ou até mesmo um chinu 08 ou 09 e a salsicha, arremesse bem próximo à margem. Não há necessidade de chumbo, ok pessoal?

As Pincacharas no Cantareira têm o hábito de se alimentar bem no início da manhã, final de tarde e começo da noite.

Separamos fotos de algumas Pincacharas fisgadas por nós nas últimas pescarias e algumas dos nossos arquivos. O Matheus Tambaluko é o nosso campeão por lá!

Pacús, Patingas e Tambacus:
Existem muitos exemplares, porém como comentamos antes, manhosos...Grandes Pacús, chegando a 15kgs, Tambacús de 21kgs e as Patingas, menores, mas que saem com muita frequência e também fazem a nossa diversão.

Nesse caso, o ideal é diversificar as iscas e técnicas para alcançar os melhores resultados no dia. São três formas básicas para conseguir fisgar os redondos. 

Primeira: Bóia cevadeira ou torpedo, alternando tamanho de chicote entre dois metros a oitenta centímetros. Anzol: Dê preferência aos menores, chinu 07 e 08 são excelentes opções.

Segunda:  Bóia cevadeira, dois metros de chicote, boinha lambari sinalizadora e o palminho.
Variando entre a bóia sinalizadora e o anzol, de um palmo a 80 cm do anzol.

Terceira: Bóia cevadeira e as famosas anteninhas do nosso paceiro JR Neto. Você pode adquirir essas iscas, através de nosso site, no próprio pesqueiro, em nossos patrocinadores e nas maiores lojas de São Paulo e interior.

Iscas:
- Perceba se os peixes estão manhosos e caso não estejam comendo na superfície, use a primeira opção de montagem, com as seguintes iscas:  Ração de Pinga (vendidas no próprio pesqueiro), ração furadinha com essências e a ração de mel do nosso parceiro JR Neto. Estas estão trazendo bons resultados. Você pode usar ainda, a GOIABADA, salsicha, miçangas de diversas cores, coquinhos e a famosa e fatal miçanga revestida do Netão. Encontre aqui


- Perceba se os peixes estão comendo a ração, porém não atacam as iscas na superfície. Neste caso, use a segunda opção com as mesmas iscas citadas acima.

- Agora, se estiverem subindo bem, as anteninhas JR Neto entram em ação, e você deverá usar como montagem a terceira opção.





E para finalizar, ressaltamos que no Cantareira, os maiores exemplares sempre comem na superfície, então a salsicha flutuante e o PÃO são ótimas opções de iscas. Você vai perceber que o peixe vai atacar a isca e soltá-la uma ou duas vezes antes de arrastar e afundar a bóia. Então aguarde, que após o primeiro ou segundo ataque, ele vai carregar a isca.

Também treine arremessos e procure sempre lançar a bóia no meio do lago, ok?

Separamos fotos de alguns redondos fisgado por nós nas últimas pescarias e algumas fotos dos nossos arquivos. 

Como mencionamos antes, cada pescador tem sua técnica e a pescaria é um eterno aprendizado. Diariamente estamos aprendendo com nossos amigos pescadores e com essas dicas, esperamos poder ajudar aos iniciantes em nosso esporte e àqueles que querem fisgar seus exemplares no Pesqueiro Cantareira.

Agradecemos aos parceiros Fátima e Ricardo, a todos os colaboradores do pesqueiro e à você que sempre acompanha nossas matérias.


Pesqueiro Cantareira
Rua Luis Carlos Gentile de Laert, 2500 Vila Rosa - São Paulo. 
Localizado próximo ao Horto Florestal e dentro do clube da Sabesp.
Para chegar de ônibus, descer na estação Santana do Metrô e embarcar no ônibus com destino ao ponto final da Vila Rosa. Tel: (11) 2204-7754
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 07:00 às 18:00 horas e excepcionalmente no horário de verão das 07:00 às 19:00 horas. O pesqueiro não aceita cartões de crédito.

Valeu e até a próxima! 
Tambaluko Pesca Esportiva

Todos os produtos citados nessa matéria você encontra com descontos especiais em nossos patrocinadores!


Oferecimento:

Compre seus equipamentos e acessórios de pesca com a Buriman Pesca & Camping. Excelentes produtos, preços, variedade e atendimento diferenciado aos clientes. Rua Domingo de Moraes, 1003 - Vila Mariana - São Paulo - 11-2368-1680 - www.buriman.com.br


Moradores de Mogi-Mirim e toda região. Não deixe de comprar seus equipamentos e acessórios com o Pescador Fishing Shops. Avenida Mogi Guaçu, 2197 - Parque do Estado 2 - Mogi Mirim - SP - 19-3804-5598 - www.opescadorpesca.com.br

Moradores de Ribeirão Preto e toda região. Nossa indicação é comprar seus equipamentos e acessórios com a Martinelli Pesca & Náutica. Av. Presidente Vargas, 2627 - Ribeirão Preto - SP 16-2102-6363 - www,martinelli.com.br
Patrocinadores:
Buriman Pesca & Camping: www.buriman.com.br
O Pescador Fishing Shops: www.opescadorpesca.com.br
Martinelli Pesca & Náutica: www.martinelli.com.br
                                                                                  
Parceiros:
Revista Fishingnews: www.fishingnews.com.br
Pesca, Náutica e Cia: www.pescanauticaecia.com.br

Curta também nossa página no facebook:

Siga-nos pelo Instagram:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube: