18 de mar. de 2014

PLATAFORMA DE MONGAGUÁ COM FISHINGNEWS E ELASTIC - PESCA NO LITORAL SUL DE SÃO PAULO


Olá Tambamigos e leitores!
Partimos rumo ao Litoral Sul de São Paulo no intuito de mostrar aos leitores mais uma opção de pesca diferenciada. Dessa vez, nosso destino foi a plataforma localizada no município de Mongaguá, cerca de cem quilômetros da capital de São Paulo.
Confira a matéria completa!





Aberta 24 horas, com iluminação para pesca noturna em toda sua extensão, a plataforma de Mongaguá foi instalada em 1977 e é considerada a maior plataforma de concreto com estrutura pesqueira. Avançando 400 metros mar à dentro e em formato de T,  acomoda centenas de pescadores.  Na entrada existem sanitários e local apropriado para a lavagem dos pescados e suas tralhas de pesca. Vale à pena conhecer!
Para essa pescaria participaram: Washington Takahashi e Octávio Takahashi (Revista Fishingnews), Frango (Tambaluko), Alex Silva e Timbi (Equipe Calango Doido) e completando a equipe de amigos, os convidados especialistas nesse tipo de pescaria, Tadao Miyata e o Paulo Lisboa da Empresa Porto Norte, fabricante de diversos produtos diferenciados.

Chegamos por volta do meio dia e nos acomodamos bem próximo ao T da plataforma. Eu Frango, aprendiz nesse tipo de pescaria, pedi orientações para montar meu equipamento aos especialistas, Washington Takahashi, Tadao Miyata e Paulo Lisboa, feras na arte!

Diante do meu aprendizado, seguem algumas dicas legais como: equipamento, acessórios, iscas, anzóis e montagem.

Equipamentos, acessórios e iscas:
- Varas sugeridas: 17 libras de 2,40 a 3 metros (pode ser de carretilha ou molinete) de acordo com a preferência do pescador. O ideal é que a vara tenha uma ponta bem flexível para dar maior sensibilidade e o pescador sentir com facilidade as beliscadas do peixe.
- Linhas: Monofilamento ou multifilamento de no máximo 0,35mm;
- Chumbos: de preferência pirâmide de 25 a 50 gramas.



- Pernadinha com dois ou três anzóis. Sugerimos os Maruseigos da Technes Fishing Hooks;
- Snap com girador. Indicamos também os snaps e giradores da Tecnhes Fishing Hooks.
- Iscas: Camarão, Lula e Sardinha são excelentes opções.
Uma dica legal para pescar com sardinha é comprá-la um dia antes da pescaria e desidratá-la. Modo de preparo: tire o filé e coloque-o em uma vasilha, adicione sal à vontade e a cada hora tire o excesso de água. Faça isso algumas vezes, até que o filé seque bem e leve-o para a geladeira. A sardinha ficará mais rígida e facilitará o manuseio e iscá-la no anzol.
Obs. Você encontra os produtos da Technes, na Buriman Pesca & Camping e nas melhores lojas de pesca de São Paulo e interior.

Para sua maior comodidade, o pescador encontrará à venda, em frente à plataforma, todas as iscas mencionadas nessa matéria, com exceção é claro, da sardinha desidratada que deve ser preparada em casa.
Um item importantíssimo e indispensável que não pode faltar na pescaria de mar é o ELASTIC.
Produto fabricado com uma linha elástica (100% elastano), ultrafina e transparente. Sua finalidade é fixar melhor a isca no anzol, como exemplo: Camarão, Lula, Sardinha e etc... A sua transparência, mantém a naturalidade da isca e aumenta a eficiência na fisgada do peixe. O ELASTIC conta com uma embalagem prática e carretéis de 110 ou 220 metros (observe na foto) e é vendido nas melhores lojas do ramo. 
Não deixe de ter em sua tralha de pesca!!!!!!
Montagem do equipamento:
Primeira opção: Pescaria com dois chumbos:
Na linha da carretilha ou molinete, amarre um snap com girador e coloque um chumbo pirâmide. Em seguida amarre a pernada com dois ou três anzóis (você encontra essas pernadas disponíveis para venda nas lojas, mas breve, daremos a dica que como montá-las), e no final do chicote amarre mais um girador com snap e coloque mais um chumbo pirâmide!
Qual a finalidade de usar dois chumbos? Após o arremesso, os dois chumbos descem ao fundo do mar e os anzóis da pernada com as iscas, ficam colados ao chão, isso aumenta a possibilidade de fisgar os peixes do local, que geralmente comem no fundo. 

Para arremessar o sistema com dois chumbos, o movimento do arremesso deve ser de baixo para cima, soltando a linha no alto e há poucos metros da plataforma.

Segunda opção: Pescaria tradicional com um chumbo.
Amarre um girador na linha do molinete ou carretilha e saia com a pernada de dois ou três anzóis, no final do chicote amarre um chumbo pirâmide e pronto!



Terceira opção: Pescaria tradicional com um chumbo
Amarre um girador com snap na linha do molinete ou carretilha, insira o chumbo pirâmide e saia com um chicote de mais ou menos um metro com apenas um anzol na ponta.

Essas três simples opções são ideais para a pescaria na Plataforma de Mongaguá. O resultado da nossa pescaria  foi excelente, porém, fisgamos pequenos exemplares de Betaras, Paulistinhas, Roncadores e Bagres Amarelos. No final do dia ainda fomos presenteados com um belíssimo Pôr-do-Sol. Posso dizer que a pescaria ao lado de amigos foi show!! E ainda voltaremos muitas vezes à Plataforma de Mongaguá, pois curtimos demais esse dia!!







Além dos Itens informados acima, também não podem faltar:
- Protetor solar;
- Guarda sol;
- Muita água (para hidratar);
- Alimentos leves ou frutas;
- Se possível, leve também um passaguá adequado para esse tipo de pescaria;
- Um pequeno balde, para que? Rssss. Porque talvez como eu, você queira lavar as mãos após iscar a sardinha e o camarão e sinta falta de uma água limpa. Então, amarre uma corda ou cordão nas laterais do balde de modo que consiga descê-lo até a água. Após enchê-lo traga-o para superfície e pronto. Parece que não, mas ficar sem lavar as mãos não é legal, rssss.

No final, todos fisgaram seus exemplares e retornamos à São Paulo com a sensação de missão cumprida e trazendo na bagagem mais uma matéria para você.

Deixo aqui meu grande abraço ao Alex Silva e Timbi (Calango Doido), ao Octávio Takahashi, Paulo Lisboa (Porto Norte - produtos diferenciados para pesca -), Tadao Miyata pela amizade e diversão, e especialmente ao grande parceiro Washington Takahashi pela confiança e credibilidade que deposita em nosso trabalho.
Até a próxima e ótima pescaria!!

Texto: Frango Tambaluko.
Revisão: Edna Azambuja









Oferecimento:
Compre seus equipamentos e acessórios de pesca com a Buriman Pesca & Camping. Excelentes produtos, preços, variedades e atendimento diferenciado aos clientes.
Rua Domingo de Moraes, 1003 - Vila Mariana - São Paulo - 11-2368-1680 


Recomendamos os excelentes anzóis e toda linha de produtos da Technes Fishing Hooks. À venda nas principais lojas de pesca de São Paulo e interior. E na Buriman Pesca & Camping tem disponível. 

Patrocinadores:
Buriman Pesca & Camping: www.buriman.com.br
Ichiban Pesqueirowww.pesqueiroichiban.com.br
Technes Fishing Hooks: www.atacadodepesca.com.br
Elastic - Fixe melhor suas iscas no anzol: 11-3936-2661 / 11 3895-4333
Pesqueiro Meia Três Castelo Branco: www.pesqueiro63.com.br
Pesqueiro Cantareira: www.pesqueirocantareira.com.br
JRNeto Iscas Artificiais - Excelentes iscas para Tambas: 
http://www.tambaluko.com.br/2013/07/confira-o-novo-parceiro-tambaluko-e.html

Parceiros:
Revista Fishingnews: www.fishingnews.com.br
Pesca, Náutica e Cia: www.pescanauticaecia.com.br
Japafishing - Produtos diferenciados para você: 

Curta também nossa página no facebook:

Siga-nos pelo Instagram: