29 de jun. de 2014

PESCARIA DE ROBALOS NO LITORAL SUL DE SÃO PAULO - COMODIDADE E SEGURANÇA COM O GUIA JASON!


Olá Tambamigos e leitores!

É com imensa satisfação que vou descrever mais uma pescaria diferenciada, realizada pela equipe da Revista Fishingnews em parceria com o Tambaluko Pesca Esportiva. Dessa vez, partimos rumo à São Vicente, Litoral Sul de São Paulo, com o objetivo de fisgar os grandes Robalos Flechas. 


No dia anterior à pescaria, recebemos uma ligação do Jason, um dos melhores guias de pesca da região, convidando nossa equipe para essa pescaria. Segundo ele, os cardumes de Robalos Flechas passeavam pelo local em busca de alimento e, é claro, as condições climáticas e marés estavam favoráveis! Não pensamos duas vezes e imediatamente aceitamos o convite, pescar Robalos é sensacional! 

Ansioso demais para essa pescaria, eu Frango, sai de casa às 03h30 da manhã para encontrar com o Tadao Miyata e o Washington Takahashi que me aguardavam. É muito importante ressaltar que para essa pescaria, alimentação leve e muita água, são elementos fundamentais, bem como protetor solar e repelente.

Ao chegarmos em Santos, mas especificamente na Marina Pelicas, nos encontramos com o guia Jason que estava com o barco pronto e as iscas (camarões vivos) reservados. Partimos da marina por volta das 08h00 da manhã e em mais ou menos vinte minutos de navegação, estávamos no primeiro ponto de pesca,  local conhecido como Navio Afundado. É óbvio que não resisti, e no trajeto coloquei minha câmera em ação para registrar as belezas locais. 
Iniciamos a pescaria, utilizando duas varas cada um, sendo uma robaleira e outra normal de no máximo vinte libras. O ideal nessa modalidade é que a vara tenha ponta bem flexível, pois a sua sensibilidade faz com que o pescador perceba com facilidade os toques do Robalo, o que possibilita a fisgada! (No final desta matéria você encontrará dicas de equipamentos para sua pescaria de Robalos). 

O primeiro a fisgar seu exemplar foi o nosso guia Jason, experiente nesse tipo de pescaria. Na sequência, foi a vez do Washington fisgar o seu. Ambos, Robalos pequenos, mas esportivos. 
Como não tenho muita experiência nesse tipo de pescaria, fui colhendo algumas técnicas dos mais experientes e recebi algumas dicas que gostaria de compartilhar com vocês:

- Pescaria conhecida como rodada. É aquela onde o guia controla o barco no motor elétrico, seguindo o movimento da maré;

- Equipamentos: o ideal é utilizar as varas robaleiras com molinete ou carretilha, com capacidade para 100 metros de linha monofilamento 0,35mm. Também podemos usar varas leves de molinete ou carretilha, desde que a ponta da vara seja bem flexível pelo motivo já descrito. (melhor percepção do pescador ao toque do Robalo, facilitando a fisgada).

- Chumbo: de 20 a 30 gramas, oval, conhecido como oliva ou até mesmo redondo;

- Anzol: específico, conhecido como anzol de Robalos,  wide gap.

- Montagem: na linha que sai do molinete ou carretilha, coloque o chumbo e posteriormente
um girador. Na outra ponta do girador, amarre um chicote com linha transparente de mais ou menos um metro de chicote e amarre o anzol. O camarão deve ser iscado vivo e com cuidado para que não morra. Não arremesse o camarão, apenas solte a linha até que sinta o chumbo bater no chão. Quando sentir o toque da chumbada no chão, recolha o molinete ou carretilha duas vezes. Isso faz com que o chumbo suba e o camarão vivo fique circulando em torno dele, o que atrai demais o Robalo para atacar o camarão.
Voltando à pescaria... Como estávamos atrás dos grandes Robalos Flechas, continuávamos em nossas tentativas, inspirados pela beleza da natureza local. Enquanto isso, nosso guia Jason e o Washington fisgavam diversos exemplares! Eu e o Tadao fazíamos uma disputa paralela, para ver quem pegava mais Pescadas e outras espécies de peixes, já que Robalo mesmo, não entrava. Nem preciso dizer que viramos motivo de piadas pelo nosso insucesso com os Robalos, rsss. Mas vocês já viram pescaria legal, sem brincadeiras??? 

Foi quando a ponta da vara robaleira do Jason desceu e a puxada foi forte!! Após uma boa briga, saiu o menino, um grande Robalo Flecha!! Que peixe lindo!!!!! Sensação  incrível!!!

Durante o trajeto, passamos por diversos pontos de pesca, Navio Afundado, Praia do Goes, Forte Iate Clube Santos  e Bóia 3. Tivemos sucesso em todos eles, com muitos exemplares na linha. Show de pescaria !!! E o Tadao e eu? Rssss. Claro que após muitas tentativas, também fisgamos nossos exemplares, e foi na Bóia 3 que tivemos mais êxito. Era arremessar e a vara puxar, fisgadas e mais fisgadas... E o mais legal foi que durante o trajeto encontramos nosso parceiro Toshi da Buriman Pesca & Camping, fera em Robalos. Que e agradável coincidência hein!!!
Felizmente, no balanço geral, foram muitos Robalos fisgados em um único dia! Adrenalina a mil, muitas puxadas e fisgadas, em um dia espetacular proporcionado pelo Jason à nossa equipe! 


Foi a minha primeira pescaria com o guia Jason, e pude perceber toda atenção dedicada à nossa equipe. Fica aqui o nosso especial agradecimento! Garantimos que ele realmente está em busca dos grandes Flechas e não desiste até que você consiga fisgar os seus exemplares!

Dica registrada: se você gosta de pescar Robalos com comodidade, segurança e preço acessível, então procure o Jason, considerado um dos melhores guias da região! Com ele, o pescador volta para casa com boas fotos na bagagem, sem falar da experiência de pescar belos exemplares!

Essa matéria você encontra também na edição 47 da Revista Fishingnews.


Agende suas pescarias em Santos, Guarujá, Bertioga e São Vicente:
Guia Jason
11-7723-6865 - ID 88*128009






Oferecimento:
Compre seus equipamentos e acessórios de pesca com a Buriman Pesca & Camping. Excelentes produtos, preços, variedades e atendimento diferenciado aos clientes. Rua Domingo de Moraes, 1003 - Vila Mariana - São Paulo - 11-2368-1680 


Patrocinadores:
Buriman Pesca & Camping: www.buriman.com.br
Ichiban Pesqueirowww.pesqueiroichiban.com.br
Elastic: www.mgios.com.br
Pesqueiro Meia Três Castelo Branco: www.pesqueiro63.com.br
Pesqueiro Cantareira: www.pesqueirocantareira.com.br
JRNeto Iscas Artificiais - Excelentes iscas para Tambas: 
http://www.tambaluko.com.br/2013/07/confira-o-novo-parceiro-tambaluko-e.html
                                                                                  
Parceiros:                   
Revista Fishingnews: www.fishingnews.com.br
Pesca, Náutica e Cia: www.pescanauticaecia.com.br

Curta também nossa página no facebook:

Siga-nos pelo Instagram:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
https://www.youtube.com/user/tambaluko