26 de set. de 2017

NORMAS PARA PESCA ESPORTIVA EM PESQUEIROS

Com apoio e coordenação do renomado Fábio Mori (Engenheiro Agrônomo e Biólogo), grandes PESQUEIROS se reúnem e implantam as NORMAS PARA PESCA ESPORTIVA EM PESQUEIROS. Confira! 


A pesca esportiva é uma modalidade de pesca que vem crescendo em todo o mundo, com a premissa de consumo consciente de peixes e principalmente, destacando-se através da prática cada vez mais freqüente do “pesque e solte”.

O pesque & solte é uma modalidade da pesca esportiva que requer bom conhecimento, pois teoricamente teremos que capturar os peixes, manuseá-los e devolvê-los para a água com o mínimo desgaste possível, permitindo que o mesmo retorne ao seu ambiente sem riscos relevantes à sua vida.
Nos pesqueiros ou pesque & pagues em especial, a prática da pesca esportiva se torna muito mais fácil, graças às grandes quantidades de peixes povoados nos lagos, permitindo assim que os pescadores menos experientes também consigam capturar seus peixes.
Porém, em todos estes anos de monitoramento e observação da prática da pesca em pesqueiros, praticada tanto pelos mais experientes quanto pelos novatos no assunto, notamos que são cometidos erros de manuseio dos peixes, os quais podem facilmente ser corrigidos, permitindo uma sobrevivência segura e sadia no ambiente de cultivo.
Logo utilizado no projeto, que visa a conscientização dos envolvidos na pesca esportiva em pesqueiros.
Um simples exemplo disso é a prática da foto em pé e abraçado com o peixe: o costume de estar em pé já é tão grande, que o pescador muitas vezes não imagina que se o peixe cair desta altura irá sofrer uma lesão que pode tirar a sua vida. E olha que não é muito difícil ocorrerem estas quedas...!
Além deste exemplo, muitos outros podem ser observados nos pesqueiros, em maior ou menor escala, provocando muitas vezes a mortalidade de peixes como tambacus, pirararas, pintados, dourados, tilápias e carpas, dentre outros. 
Danos irreversíveis aos peixes, causados pelo uso inadequado de alicates de contenção.
Portanto, observamos a necessidade da elaboração técnica de parâmetros corretos de manuseio dos peixes e conduta na pesca esportiva nos pesqueiros, o que permitirá os ajustes necessários para a prática correta do pesque & solte, trazendo benefícios diretos aos peixes, aos pesqueiros e também aos pescadores que praticam o esporte.
Estas regras, denominadas de “Normas da Pesca Esportiva em Pesqueiros”, na verdade não são muito diferentes da maioria das regras já existentes nos empreendimentos de lazer. Nosso objetivo com elas é o de gerar maior conscientização aos envolvidos na pesca, tanto para os pescadores quanto para os proprietários de pesqueiros, corrigindo assim as nossas falhas de manejo para com os animais. 
Detalhes de guelras com lesões ocasionadas por dedos de pescadores desavisados.
Lesões ocasionadas pelo manuseio errado.
Assim, teremos peixes mais saudáveis, menores taxas de mortalidade, uma exploração mais consciente do ambiente da pesca esportiva e uma garantia de maior sustentabilidade ao sistema, visto que pregamos pela preservação ambiental.
Muitos pesqueiros ajudaram na elaboração do conteúdo das normas, que formam inicialmente um total de 22 regras a serem lançadas em prática ainda em Setembro deste ano, com uma previsão de revisão semestral das mesmas.
Cada empreendimento da pesca pode realizar os seus ajustes em particular, pois cada pesqueiro tem determinadas características de infra-estrutura ou tipo de exploração que são diferenciadas. Mas há uma premissa básica a todos: o manuseio tecnicamente adequado aos peixes, fazendo prevalecer o bem estar dos mesmos.
A campanha de conscientização do pesque e solte nos pesqueiros, que conta com o apoio de diversas empresas do setor, estará desenvolvendo a distribuição de panfletos, vídeos com orientações diversas e até uma cartilha com as boas práticas do pescador esportivo.
Participe, colabore, incentive! Os peixes e a natureza agradecem.

Texto: FÁBIO MORI - Eng Agrônomo - CREA 068.509.744-4