8 de abr. de 2013

TORNEIO DE TILÁPIAS - PESQUEIRO ARUJÁ - PESCA NÁUTICA E CIA


TORNEIO DE TILÁPIAS

OBJETIVO - Este torneio é uma iniciativa do PESQUEIRO ARUJÁ em parceria com o PESCA NAUTICA e CIA e tem como finalidade oferecer divertido dia de pesca esportiva entre amigos pescadores e amantes da pesca esportiva das tilápias.

Este regulamento tem como objetivo maior, colocar a todos os participantes as mesmas condições da prática de pesca, cabendo a cada um seu próprio estilo, técnicas para captura de seus exemplares, assim desde já agradecemos sua presença, esportividade e espírito de participação.

DATA - Dia 5 de MAIO de 2013.
Inicio 08:00h - término as 16:00h
Parada para almoço das 12:00h as 13:00h
Modalidade - Pesca Esportiva (Individual)
CATEGORIA - Masculino, Feminino e Juvenil (10 aos 17 Anos)


LOCAL PESQUEIRO ARUJÁ:

Está localizado com fácil acesso no Município de Arujá - S.P.. Indo pela Rod. Pres. Dutra entrar em Arujá, podendo ir também pela Rodovia dos Trabalhadores e entrar na Mogi Dutra para Arujá, ir ao bairro do Penhinha, seguindo pela Estrada do Penhinha, passar pela Igreja e em seguida entra a esquerda, que é a Estrada dos Canjicas até nº. 980.

Telefones do PESQUEIRO para dúvidas.
ARUJÁ (11) 4655 1174 E (11) 4655 15 55.

LAGO DO TORNEIO 
Esta reservado para o torneio, o LAGO 2 (Novo) não reconhecendo outro lago qualquer para esta prática, este lago oferece tilápias com até 2kg, 

CATEGORIAS E PREMIAÇÕES:
- Masculino 1º Lugar = Troféu + Medalha + Carretilha + Vara 2,7m. + Banqueta + Passaguá + Caixa de pesca com três divisões;
- Masculino 2º Lugar = Troféu + Medalha + Carretilha + Vara 2,7m. + Banqueta;
Masculino 3º lugar = Troféu + Medalha + Molinete 3000 + Vara 2,7m. Para molinete + Vara lisa + Passaguá;
- Masculino 4º Lugar = Troféu + Medalha + Vara lisa + Molinete + Banqueta;
- Masculino 5º Lugar = Troféu + Medalha + Vara para molinete 1,7m + Banqueta.

- Feminino 1º Lugar = Troféu + Medalha + Bolsa + Vale Compra + Vara lisa de pesca;
- Feminino 2º Lugar = Troféu + Medalha + Vale Compra +Vara de pesca Para molinete;
- Feminino 3º Lugar = Troféu + Medalha + Nécessaire de viagem.

- Juvenil 1º Lugar = Troféu + Medalha + Vara + molinete + Caixa de pesca com duas divisões;
- Juvenil 2º Lugar = Troféu + Medalha + Molinete + Caixa de pesca com duas divisões;
- Juvenil 3º Lugar = Troféu + Medalha + Vara lisa.

OBS: Haverá sorteio de brindes de hora em hora, Ex: inicio da competição às 08:00h onde será feito o primeiro sorteio, às 09:00h o segundo sorteio, e assim consecutivamente até ao término da competição às 16:00h. Estes sorteios serão feitos pelo número da raia em que o competidor estiver utilizando, caso não haja competidor em alguma das raias, este número de raia ficará fora do sorteio.

Assim teremos 9 (nove) brindes para serem sorteados entre os participantes que caso sorteados receberão seus prêmios em suas raias.

SORTEIO DE RAIAS, HORÁRIOS 
O sorteio das RAIAS, iniciará com 1(uma) hora de antecedência ao início do evento, portanto, será das 07:00h até às 07:40h, será por ordem de chegada, após este horário, a administração do evento fará os sorteios dos não presentes, que assim que chegarem receberem seu número de raia já sorteada.

COMPORTAMENTO 
O participante assim que receber seu número de raia sorteada poderá dirigir-se à mesma fazendo seus preparativos do tipo, montagem da vara, preparar suas massas e iscas, colocar suportes etc..., sendo proibido a colocação de ceva de qualquer espécie nas beiras ou qualquer outro ponto do lago.

Durante seus preparativos para inicio da pescaria, o participante não poderá colher água do lago e nem lavar seus vasilhames sem autorização do fiscal, também não poderá colocar qualquer objeto que seja na água. Lembramos que estas regras são necessárias para que todos tenham o mesmo comportamento esportivo e somente prevalecendo sua habilidade de
pescador, assim solicitamos que estejam atentos a estas normas para que não haja discórdias e ou reclamações de outros participantes com direitos iguais ao seu.

PEIXES CAPTURA E MANUSEIO 
Este torneio é só de tilápias, portanto, valerá todas as espécies de tilápias existentes no referido tanque, será considerado para pontuação tilápias com no mínimo 300g. Caso o competidor capture outro tipo de peixe que não seja Tilápia,valerá somente 50% do seu peso.

Os peixes somente poderão ser removidos fora da água por meio de PASSAGUÁ, não colocar o dedo dentro da boca do peixe, caso for necessário pegar o peixe pela ponta dos lábios assim não fere o mesmo. Os fiscais terão por obrigação de visualizar quando o participante pegar o peixe, porém o participante devera chamar o fiscal em seguida da fisgada.

A pesca será esportiva (PESQUE E SOLTE) MAS SE O COMPETIDOR OPTAR POR levar algumas ou todas as suas peças para seu consumo, poderá colocá-los em samburás de sua propriedade em área neutra da competição (perguntar ao fiscal). Todos os pescadores deverão ter seu PASSAGUÁ E SAMBURÁ, o samburá será importante na hora em que o fiscal estará ocupado, pois você pode guardá-lo até que o fiscal venha pesar e devolvê-lo à água.

Obs: NÃO SERA PERMITIDO REMOVER O PEIXE DA ÁGUA SEM O PASSAGUÁ, CASO ISSO OCORRA O PEIXE NÃO SERÁ COMPUTADO E NEM PESADO, CADA PARTICIPANTE DEVERÁ TER SEU PASSAGUÁ.

TRALHA PERMITIDA NESTE TORNEIO
- Varas - serão permitidas 2 (duas) varas por participante, tipo lisas, telescópica ou não, não poderão ser utilizadas varas com molinetes para arremessos com ceva. As varas não poderão ultrapassar 4,5m (quatro metros e cinqüenta centímetros), sendo que a linha de livre escolha do competidor poderá ter 1 (um) metro a mais que a medida da vara, com um (1) anzol SEM FARPAS também de escolha do competidor. Com bóias e chumbos a livre escolha do competidor destinada a pesca da tilápia, ou pesca leve.

FICA PROIBIDISSIMO O USO DE GARATÉIAS E ALICATES DE CONTENÇÃO PARA PEGAR O PEIXE ( Caso ocorra o pescador arcara com o custo do peixe e o mesmo não valera para pontuação)

ISCAS Poderão ser utilizadas iscas como, massas, minhocas, bichinhos, ficando PROIBIDA a utilização de iscas artificiais de qualquer espécie ou natureza.

NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO 
Estas normas para participação não tem o intuito de ordenação, mas sim o de se colocar em igualdade todos os competidores que ao participarem demonstrarão suas habilidades, técnicas e espírito esportivo.

MODALIDADE JUVENIL – SERA CONSIDERADO DOS 10 AOS 17 ANOS
- Competidores menores só poderão participar com a presença dos pais ou responsáveis.
- Os pais ou responsáveis poderão ficar ao lado do menor durante a competição, porem não poderão pegar de forma alguma na vara do competidor juvenil para a remover os peixes fisgados da água, fisgar o peixe para o competidor juvenil e nem colocar isca para o mesmo, poderá auxilia-lo na remoção do peixe somente com o passaguá, colocação no samburá se necessário e o devolve-lo a água.

MODALIDADE: MASCULINO E FEMININO - Estas normas também se enquadram para os JUVENIS

- O pescador só poderá fazer o arremesso em sua raia sorteada, e fazê-lo perpendicularmente à linha d’água e a frente da sua raia, caso o arremesso por qualquer motivo que for, invadir o espaço da raia vizinha, o pescador devera recolher seu equipamento e fazer novo arremesso para não atrapalhar os vizinhos

-  Caso o peixe leve a vara do pescador, os pontos não serão computados, mesmo que for capturado por outro pescador, só valera a pontuação no caso de utilização do salva varas.

- Caso o peixe seja capturado por dois pescadores o ponto valera para o pescador cujo o anzol estiver na boca do peixe. E no caso os anzóis de ambos pescadores estiverem na boca do peixe os pontos (Quilos do peixe) será dividido entre os dois pescadores.

- Os peixes que estiverem fisgados às 12:00h (parada de almoço) e às 16:00h término do torneio, terão até 5 minutos para serem removidos da água e passar por pesagem para serem computados como pontos.

- Estão autorizadas as iscas naturais e massas, sendo proibida as iscas Artificiais de todas as espécies.

- Caso o pescador (a) tiver que se ausentar por qualquer motivo que seja, devera remover as varas da água e comunicar ao fiscal.

- Os acompanhantes dos pescadores (as) poderão ficar próximos a raia Sorteada do competidor, porem não poderão ajudar o pescador (a) em qualquer atividade e atrapalhar os ocupantes desta e outras raias vizinha e o trabalho dos fiscais.

- Não será necessário uniformes ou roupas personalizadas, porém fica proibida a participação de pescadores sem camisa, liberada camisetas tipo regata.

- Fica proibido a pesca de lambada e batida

- Caso haja desistência, abandono e falta do participante no evento por parte do pescador (a), não haverá reembolso, e a raia sorteada poderá poderá ser ocupada ou utilizada por outros que no caso poderão estar em espera.

- Será permitido que o pescador se desloque para a remoção de peixes grandes que corram para outros lados, neste caso os demais competidores o ajudarão permitindo que este competidor passe por suas raias e se caso for, recolhendo seu material evitando possível enrosco.

- Os pontos valerão também para peixes tanto capturados pela boca ou por ventura for fisgados em outros locais do corpo.

- O Competidor poderá ser ajudado somente pelos fiscais ou pelo vizinho de raia tanto da esquerda quanto da direita para a remoção do peixe com o passaguá.

A ORGANIZAÇÃO

- Haverá um PRESIDENTE ou JUIZ geral do evento que, fará o sorteio das raias, inspecionará os trabalhos dos fiscais, receberá as notificações das comandas dos pescados, fará a soma dos quilos em planilha de classificação e resultados.

- Haverá 2 fiscais que terão a responsabilidade de orientar, verificar tralhas dos participantes, sanar qualquer duvida do pescador ou pescadora, ajudar se necessário a remoção do peixe, pesar o peixe em sacolas apropriadas com balanças eletrônicas mostrando ao pescador ou pescadora com testemunho do ocupante da raia visinha, verificar a devolução dos peixes, anotar na comanda com 2 vias o peso do peixe, nome do pescador (a), numero da raia e entregar a segunda via ao pescador (a) e a primeira via ao presidente ou juiz.

- A Entrega das premiações, poderá ser entregue pelo PRESIDENTE, Proprietário do pesqueiro, patrocinador ou outros indicados pela organização.

- Demarcações das raias, As raias terão 1,50 (um metro e meio) de comprimento, serão demarcadas e identificadas com numeração pelos fiscais, ficando pronta pelo menos uma hora antes da prova (evento).

- Fichas das inscrições, As fichas das inscrições deverão estar em poder do PRESIDENTE pelo menos um dia antes do evento para a organização do sorteio.

- Resultados, fica aqui também entendido, que os pescadores (as) poderão acompanhar junto ao PRESIDENTE a somatória dos pontos (quilos) ao termino do evento e antes da premiação, assim não haverá recontagem dos pontos durante e após a premiação.

CUSTOS
Para maiores informações de inscrição e custos, favor entrar em contato:
contato@pescanauticaecia.com.br ou
novidades@pescanauiticaecia.com.br
Fixo 4177-2589 com / 2534-7313 - ANTONIO/EDNA
Nextel 7807 6508 – Id, 48*9188

CONSIDERAÇÕES
A organização não se responsabiliza por materiais, tralhas, danos e ou outros quaisquer que possam vir a ocorrer no dia deste evento.

BOA SORTE E BOM DIVERTIMENTO A TODOS!!!


obs. O torneio é de total responsabilidade de seus idealizadores, ou seja, Pesca, Náutica e Cia e Pesqueiro Arujá.